Mataram Deus. Porque mataram Deus? Porque se tornou inconveniente para a humanidade. Seus conceitos se fizeram nocivos. Atrapalham a nova visão humana de "crescimento", condenam os assassinatos, ensina a fidelidade religiosa, impõe fundamentos essenciais para a perpetuação da especie humana, determina a família (homem/mulher) como agente mantenedor da humanidade. Muitas determinações, a humanidade não precisa mais de um Ser controlador. Nesse novo contexto social, ela precisa apenas ter a quem contar suas novas razões de vida e sobrevivência com a certeza de um aceite, mesmo mudo, até surdo, como alguém que faz do silêncio uma aceitação, um consentimento. Aí então "criaram" um deus permissivo, cheio de "misericórdias" em que não considerar pecados ou mesmo "perdoa-los" limpa a humanidade. Ora, para que um Deus Verdadeiro cheio de regras, de mandamentos, justo, impondo determinações divinas, se a humanidade pode "criar", por suas necessidades e novas razões, um deus "misericordioso e cego" para suas ações e determinações, por mais perversas que sejam?
Matar Deus, desde a fé até a sua própria negação, foi fácil. Para o homem, matar sempre foi fácil. Criar! Ora, esse próprio Deus, agora morto, deu ao homem inteligência suficiente para criar um outro deus, moldado à necessidade dessa nova realidade humana, ou a esse "novo tipo" de humano. Os espíritos se fizeram livres, arrogantes, passaram a "precisar" de um deus passivo que aceite as determinações que os homens lhe imponham, o homem criou um deus a quem pode dar ordem, que aceite com um olhar de "perdão" as atitudes, quaisquer que sejam, sem condena-los, nem lhes impor castigo, deixa-los livres para o cumprimento de todas as suas vontades. De que serve, agora, aos homens, um Deus Justo? Com um "olhar de repreensão"ou mesmo como apenas uma força psicológica suficiente para lhes deixar algum "peso de consciência"? Ou só apenas como algum incômodo?
Os mandamentos foram esquecidos. Deus foi banido do meio dos homens, na verdade, morto. Agora, a humanidade livre, sem um Controlador, sem um Juiz, está liberta. Pode criar um mundo novo, sem medo de assassinar dogmas, conceitos, um mundo onde tudo pode, porque cada um criou seu deus de acordo com sua necessidade. Criaram muitos deus, há um deus para tudo, para as partidas de futebol, para "proteger" lutadores, para poderem matar sem remorso e, o que é pior, em nome deles. A liberdade que a humanidade conquistou, depois de terem morto Deus nos corações e na própria fé, a levará pra onde? Onde chega um barco sem leme? Será que a humanidade mereceria o milagre de uma outra ressurreição?
José João
22/05/2.015
Nenhum comentário:
Postar um comentário