Banner

Pesquisar

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Os brasileiros do Maranhão

Quem são os brasileiros do Maranhão? Ou quem somos nós, os brasileiros do Maranhão? Somos aqueles que não sabem defender a "ferro e fogo" seus direitos. Somos aqueles que não temos coragem de ousar. Somos aqueles que nos revoltamos quando os "estrangeiros" falam a verdade sobre nós. Aí gritamos: Não admito que falem assim da minha terra. Eu posso falar mas aos "estrangeiros"  não permito. E não fazemos nada para mudar, para faze-los calar com ações que nos façam sair desse marasmo constante e nefasto. Por que somos um dos estados mais pobre da federação? Porque temos uma das piores educação do Mundo? Por que não ousamos,  por que somos orgulhosos por nada, vaidosos de oficio e apáticos por natureza.
O que foi para o Maranhão o 7 de setembro de 1.822? Historicamente para o Maranhão nada. Porque? Pela vaidade de nossos ancestrais. Hoje festejamos orgulhosamente o 23 de julho. Adesão do Maranhão à Independência, a força, em 23 de julho de 1.823, um ano depois. Não sabemos nem mais usar da caneta para defender nossas opiniões. Não sabemos mais argumentar. Não sabemos mais usar as palavras como defesa de nossas ideias e ideais. Essas prerrogativas, que seriam de cada um, hoje passa a ser discutida em processos jurídicos demonstrando nosso despreparo e a ambição dos incompetentes.
Quando um dia seremos soberanos? Quando? Se não admitimos nem nossa descedência! Um estado sabidamente com uma etnia afro, onde pesquisas estatísticas mostram  74 % de negros, apenas 6,6 % se autodenominam assim e 67,4 % se dizem pardos. Vejam a própria bandeira! O que dizem suas listras? Quando um dia vamos nos ver como maranhenses capazes de gritar para o Brasil que não somos os piores. Que sabemos lutar pelos nossos direitos, os menores que forem, mas são nossos direitos. Quando vamos saber ousar,? Quando vamos nos fazer Estado? Lutar por Ele e não por nossas ambições momentâneas e individuais?  
                                       "E na estrada esplandecente do futuro
                                        Fitas o olhar altivo e sobranceira,
                                        Dê-te o porvir as glórias do passado
                                        Seja de glória tua existência inteira"
Não me surpreende que muitos não saibam de que hino faz parte essa estrofe. Principalmente o último verso. São coisas da Ex Atenas brasileira. É coisa nossa, dos brasileiros maranhenses. São coisas de um povo que um dia deixará de se fazer de vítima, encontrará sua soberania e se fará de atitudes e ações.


José João
30/05/2.013
                                        
                                        

Um comentário:

  1. Bravíssimo João, um excelente texto, repleto de revolta e indignação diante de uma população passiva. Bjus

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...