Banner

Pesquisar

sábado, 24 de agosto de 2013

Como era nossa escola e como está agora

Vamos falar de nossas escolas e ao que se deram agora, mas antes, vamos fazer algumas considerações sobre "aquela escola antiga", como hoje, os técnicos em educação se reportam, e ainda dizem que "aquela escola" traumatizava as crianças (minha geração). Eu, vindo de lá, acho isso ridículo. Começando pelo fato de que, até hoje, acho bonito uma criança pedir benção. Quem "naquela época" não pedia benção a professora? Quem não sabia cantar o Hino Nacional e o Hino da Bandeira? "Aquela" postura antiga dos estudantes da época (não porque tenha sido a minha mas admiro). As fardas, essas eram de cidadãos, não é ao que a escola se destina? Formar cidadãos e cidadãs? Minha farda, que vestia orgulhosamente, era uma calça azul marinho, uma camisa branca manga longa e gravata. Admirados? Gravata,sim, da cor da calça, aos onze anos, vaidosamente já sabia dar nó na gravata. Sapato vulcabrás (preto de cadarço) que eu mesmo engraxava (meu pai me ensinou). A diretora ficava na porta da escola, um nó de gravata frouxo e ela dizia: Ajeita o nó da gravata, fica parecendo esses VAGABUNDOS que  andam por aí. Sapatos bem engraxados ou ela perguntava: Não tem VERGONHA de vir para escola com um sapato assim? Na minha geração não conheço ninguém frustrado ou alienado por colocações assim, ao contrário servia como estímulo para mostramos nosso poder de transformação.
Nessa escola de hoje, digas-se de passagem, porcaria de escola, sem disciplina, sem respeito aos professores, mas os técnicos dizem que é uma escola que efetiva a formação da criança, não sei como, mas dizem. Uma escola onde o professor é, hierarquicamente, o menor ator, apenas para cumprir ordens de incompetentes e dos próprios alunos. Hoje um professor reclama que o estudante não fez o dever, se ele (o estudante) "tiver educação" manda apenas o professor ir tomar no c* ou ir se f***, se for mal educado lá vai o professor entrar na porrada mesmo. E refute um aluno desse, se ele disser vá tomar no c* é melhor ir calado por que se você disser: Vai você. Coitado, vai responder a tanta coisa que nem imagina.
A escola de hoje, onde estudantes fumam maconha nos banheiros, onde entram armados e matam "os colegas",essa escola cheia de marginais, vagabundos, "essas crianças" que tantos defendem, deram uma outra  utilidade a ela, o respaldo à suas ações  criminosas, quando presos dizem logo: Senhor eu até estudo,
como se a escola lhes desse uma certa imunidade. Agora também a escola é um tipo de  Ong, faz doações financeiras, como essas tantas bolsas indecentes, imorais, uma campanha politica cretina e vitalícia. 
Coitados dos professores (as), com um salário de miséria, com gestores mentindo descaradamente sobre benefícios que prometem e desavergonhadamente não pagam, onde os pais fazem deles(as) verdadeiros (as) babás, inclusive com agressões físicas e morais. É isso aí a nossa escola cheia de tudo isso, mas se um professor tiver a "ousadia" e disser a menor verdade que seja, para um aluno, até o sistema (pra mim constituído, pelo minimo, de incompetentes) massacra o professor sem piedade. E assim, como fazem os "alunos educados", o sistema também nos manda tomar no c*. Isso é a escola de agora.



José João
22/08/2.013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...