Banner

Pesquisar

sábado, 21 de setembro de 2013

Professor...profissão de risco

Educação. Já nem gosto mais de ler sobre isso, principalmente quando são falas de políticos ou de alguns tecnocratas puxa-sacos, inconsequentes e incompetentes, içados ao cargo por apadrinhamento, coisa tão corriqueira no Brasil,  infelizmente isso já é parte de nosso cultura. Cultura!! Pior é que em qualquer um dos discursos os culpados pela desgraça, pelo latrocínio da educação, é sempre o professor. Até me pergunto porque políticos, incluindo o executivo e os tecnocratas têm tanta raiva dos professores? É impressionante o que fazem com a classe, está bem que tivemos e temos gestores quase analfabetos, mas daí a essa raiva tem que haver alguma distância.
Os políticos dos legislativos, quase sempre marginais, são umas pragas para falar mal  dos professores, mas "se servem" da educação no discurso de campanha, são umas pestes. Congressistas levam para um discurso de  "alto nível" os recursos para essa área, CAFAJESTES, MENTIROSOS. No Congresso estão tentando é alterar a lei do piso no que concerne o reajuste anual da categoria. Isto porque os prefeitos acham que vão "quebrar" as prefeituras, e o que é pior, mais uma vez os professores vão "entrar pelo cano" e sabem porque? Por que assim, com a redução do reajuste, as prefeituras  não "quebram" e ainda vai sobrar mais dinheiro para as falcatruas. Recente pesquisa do CGU,  em um universo mínimo pesquisado, apenas 180 municípios, 73,7 % fizeram um "uso indevido" dos recursos do Fundeb, desse "uso indevido" alguns ROUBARAM mesmo, na maior cara de pau e será o mesmo índice se pesquisarem o todo.
Quanto aos famosos tecnocratas da educação, esses, feitos como se faziam telhas, dizem cada aberração que fica impossível entender como eles entendem o que é educação, o que é escola e muito menos o que um professor(a). Insistem em chamar o professor de educador. Nesse fatídico contexto em que está a escola atualmente como ser um educador?. Um desses "super expert" chegou até a dizer que a responsabilidade de educar é da escola e não da família. Me recuso a acreditar que um asno desse se diga técnico em educação. O primeiro núcleo de formação social do individuo, pra mim, é a família. A escola vai substituir a família? Então a família se torna um simples provedor de bens materiais? Se for.
Estudantes de quinze anos estão assassinando colegas de sala, estão agredindo professores, estes se tornaram órfãos do Estado, estressados, depressivos e se procuram recursos públicos para o tratamento, adivinhem, a primeira consulta pode demorar até 3 meses, aí o professor já ficou louco. Professores são ameaçados por traficantes quando insistem em orientar algum aluno, são ameaçados por pais traficantes se o aluno tirou uma nota baixa. Escolas sem professores (na que ensino estão faltando 06) e ninguém diz nada. E esses CRETINOS políticos, com alguns IMBECIS tecnocratas, veem dizer que se preocupam com educação. Minha condição de professor não me permite dizer claramente para onde gostaria de manda-los.


 José João21/09/2.013

Um comentário:

  1. É realmente vergonhoso como os políticos estão tratando a educação e os professores. Parabéns João pela crônica, sempre baseada na verdade dos fatos. Um abraço.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...