Banner

Pesquisar

sábado, 12 de outubro de 2013

Para o futebol não tem Nobel! E agora?

O futuro do Brasil são as crianças. Desde criança ouço dizerem isso, mas agora me assusta esta afirmação, nesse atual contexto, considero-o um chavão e nada mais que isso. É assustador o que ora acontece no Brasil. A instituição família, faliu, as crianças são órfãs de pais vivos, o Estado finge preocupar-se com elas e tudo fica a mercê de uma sociedade falida de valores éticos e morais. Culpa-se o mundo capitalista por tantos desmandos sociais, não deixa de ser uma verdade, mas em parte, todos temos nossa possibilidade de escolha, mas o que escolhemos para nossos filhos? E o que o Estado escolhe par nossas crianças?
No meu texto da semana passada o título foi: Corre Brasil, lá vem a Indonésia. Isso porque ela está em nosso calcanhar em termos de educação, e o que está sendo feito para mudar isso? NADA. Nas nossas escolas os professores são uma "espécime em extinção". Grande parte das faculdades nesse país pode-se chamar de lixo.O ENEM, da maneira como é feito, é um parto a fórceps , e o Pro Uni, um aborto.
Os meios que levariam os brasileiros pobres ao crescimento social estão mortos. Sobra o que, então? Sobram o sonhos. Empresas de modelo, com um mercado cheio de picaretas brincando com o desespero ou com a vaidade de muitos. Quando disse da possibilidade de escolha pra o crescimento, foi por lembrar de  uma mãe que, na televisão, disse orgulhosamente gastar R$ 1.000,00 por mês com sua filha de seis anos, apenas com cosméticos e salão de beleza, isto para acostuma-la. Quem sabe um dia ela seja uma modelo famosa? Conclui a mãe. Outras, e sinceramente não tenho pena, se lamentam por terem levado calote de empresas do ramo e dizem que não sabem como vão pagar o empréstimo que fizeram para pagar o tal book, quer dizer já contavam com o dinheiro que receberia a filha modelo, Sonhos das mães ou das crianças? E a desculpa: "Se minha filha quer não vou decepciona-la. Eu nem queria...rsrsrs de ironia.
Os meninos, para esses os pais se matam para coloca-los em uma escolinha de futebol, fazem promessas, buscam milagres, muitos acabam também nas mãos de picaretas que se dizem empresários. Esse glamour dos ronaldos, dos neymares (uma absoluta minoria) embriaga os pobres coitados que vêem seus sonhos caídos por aí, e eles praticamente analfabetos, sem escolas, mas... serão o futuro do Brasil.
Modelos, jogadores de futebol, dos milhares, sai  uma ou um. O que vemos é proliferação de escolas para modelos, escolinhas de futebol. Nesse contexto quando será que o Brasil poderia sonhar com um Prêmio Nobel? Será que isso um dia pode acontecer ou é um sonhos impossível desse decepcionado brasileiro?


José João
12/10/2.013




Um comentário:

  1. Com certeza João, se o futuro do Brasil está em nossas crianças, é realmente assustadora a visão que tenho, visto o que é oferecido a eles pelo governantes e agora pelo próprios pais. Aguenta coração! Parabéns e um abraço.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...