Banner

Pesquisar

sábado, 31 de janeiro de 2015

Quinhentos e vinte e nove mil + Um(a)

A educação no Brasil está um caos, todos sabemos. São tantos os motivos, que cita-los daria um considerável número de livros. Nas Universidades existem analfabetos, se nestas existem imaginem nas escolas, quer públicas ou particulares. O exame do ENEM com 529 mil zeros na redação causou, e não sei porque, surpresas. Isso era esperado, foi demagogia, os pseudo pedagogos e falsos técnicos da educação, se fazerem surpresos. Há tantas falhas na educação nacional que, sinceramente? Não vejo mais solução, pelo menos nos próximos vinte anos. Em post anterior, quando falei sobre esse assunto, muitos o completaram com seus comentários, e agradeço, citando o desinteresse dos jovens sobre a cultura, sobre a leitura, e isso é verdadeiro, mas vejam o que mais a eles interessa... a leitura de um livro, do mais renomado autor, Guimarães Rosa, por exemplo, ou uma letra de funk? Que querem que seja uma nova vertente da cultura nacional, tanto que uma funkeira virou citação filosófica escrevendo coisas assim, (que me desculpem os leitores): "Você fica nervosa, fica toda irritadinha. Mete o dedo no cu, pois a pica dele é minha". Se citações assim fazem da autora uma filosofa, o que esperar do Brasil?
Desde muito, rimos da nossa miséria, tanto que José do Patrocínio já dizia: "O Brasil...Que somos nós? Sim; que somos nós? Somos um povo que ri quando devia chorar". Isso ainda na época do Império, e é o que fazemos até hoje. Rimos da nossa miséria cultural, e içamos aos mais altos cargos, verdadeiros analfabetos, desqualificados culturais. Rimos, ainda que vergonhosamente, da incompetência de tantos jovens de futuro no minimo incerto, para não dizer perdido. Mas se bem souberem poderão dar a volta por cima. Podem ser presidente da república (letra minúscula). Se um presidente representar o que são seus comandados, esta que está aí diz muito bem o que é o Brasil de hoje? Você acha que essa analfabeta tiraria quanto em uma redação do ENEM? Vejam algumas de suas...suas...posso usar...burrices? Está bem: "Se hoje é o dia das crianças, ontem eu disse que criança...o dia da criança é o dia da mãe, do pai e das professoras, mas também é o dia dos animais, sempre que você olha uma criança, há sempre uma figura oculta, que é um cachorro atrás". Ou ainda: "O meio ambiente é sem dúvida nenhuma uma ameaça ao desenvolvimento sustentável". E tem mais: "Em vidas secas está retratado todo o problema da miséria, da pobreza, das saída das pessoas do nordeste para o Brasil". E mais ainda: "Primeiro, queria dizer que eu tenho muito respeito pelo ET de Varginha. E eu sei que aqui, quem não viu conhece alguém que viu, ou tem alguém da família que viu, mas de qualquer jeito eu começo dizendo que esse  respeito pelo ET de Varginha está garantido". Quer mais? Então veja: "A autossuficiência do Brasil sempre foi insuficiente". De tantas, só mais uma: "Eu quero adentrar pela questão da inflação, e dizer a vocês que a inflação foi uma conquista desses últimos dez anos do governo do Presidente Lula e do meu governo.
Imbecis não podem primar por cultura, por educação e nem por família. Imbecis são apenas e simplesmente nada. Só lamento que tenham quem os acompanhe. Por tudo isso, acho que os zerados na redação do ENEM não foram só os 529 mil. Foram os 529 mil + 1. Número fechado: 530 mil.

José João
51/01/2.015


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...