Banner

Pesquisar

sábado, 5 de setembro de 2015

O espírito de Pinóquio vive aqui.

Os brasileiros! Nós, os brasileiros, sempre nos demos bem com as mentiras históricas. Até hoje vivemos na santa ignorância acreditando em tudo que nos dizem, somos ingênuos ou omissos? Uma leva faz parte da primeira, outra da segunda, mas aí nasce uma outra, a dos "espertos"; bom papo, cara lavada, mas o certo é que sempre fomos enganados acreditando nas mais estapafúrdias mentiras, assim foi também com toda nossa descendência, mas o mais engraçado é que, vaidosamente, nos achamos o máximo tanto que nem damos conta do quanto somos ridículos tentando enganar a nós mesmos de que somos a "ameixa do planeta" e por isso recebemos, vez por  outra, belos "puxões de orelha", leiam a carta da Dra. Mafalda Carvalho, Professora Doutora da Universidade de Coimbra depois da percepção de que seu país, Portugal, teria sido "agredido" por uma atriz brasileira sem "grandes conhecimentos" sociais e históricos sobre aquele país. É essa vaidade, consequência de nossa ignorância.
Acreditamos piamente, e por isso sem contestação, em tudo que nos dizem, nos absurdos históricos, esses ensinados nas escolas, etc. Ainda acreditamos e ensinamos que foi  Pedro Álvares Cabral que descobriu o Brasil, quer dizer, já nascemos de uma mentira e até hoje acreditamos nela. Alguém já ouviu falar em Sancho Brandão? Em 1.376 o Brasil já era chamado pelos ingleses de o "Brasil de Portugal". E daí? Nós gostamos de acreditar em mentiras. Outro caso para "estudo comportamental" de nós, os brasileiros, o grito de "Independência ou morte", ainda acreditamos até hoje, é mais romântico acreditar nisso que nos fartos palavrões gritados pelo Imperador, para que verdades? Inclusive esse evento, foi retratado sessenta anos depois, com uma outra mentira: o quadro com o mesmo nome, pintado na Itália por Pedro Américo, com uma incrível semelhança com um pintado pelo francês Messonier (1.807, Friedland) retratando uma vitória de Napoleão. Como se pode ver, o histórico de acreditarmos em mentiras já vem de longas datas.
Outra grande mentira difundida no Brasil e, como não poderia deixar de ser, acreditada pelos brasileiros, para não fugir de suas características, é acreditar que nos anos sessenta os grupos armados de terroristas lutavam pela democracia. Agora essa não sei se é ingenuidade ou ignorância mesmo. Bem, sabendo-se agora da nossa inclinação, diria até patética, de acreditar em mentiras, não fica difícil entender porque acreditamos na necessidade de desarmamento da população, em uma tal de elite branca, acreditou-se nas mais cretinas, absurdas, incoerentes mentiras, e prodigamente a "vaca tossiu". Mas acreditamos tanto em mentira...mas acreditamos tanto, que tem quem diga que o comunismo é democracia. Porque será que somos assim?! Será que somos...

José João
05/09/2.015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...